Please enable JS

As Próteses Dentárias são o melhor caminho para aqueles que perderam seus dentes devido a um acidente ou doença, terem seu sorriso de volta.

Porém, os benefícios não são apenas estéticos, com as próteses o paciente recupera também a fala, função mastigatória, autoestima e melhor, a qualidade de vida do paciente.

Mas antes de sair por aí já querendo colocar uma Prótese Dentária e voltar a ter um belo sorriso, é preciso descobrir qual delas será a melhor solução para seu caso.

Pois, hoje é seu dia de sorte! Escrevemos este artigo justamente para te mostrar os tipos de Próteses Dentárias que existem, e ao final dele, fazer um convite para você finalmente dar prioridade para seu sorriso. 

O que são Próteses Dentárias?

As próteses dentárias são estruturas feitas com um objetivo bem claro: restaurar os sorrisos daqueles que perderam um, ou mais dentes, ou estão com os destes severamente desgastados. 

São três os tipos de materiais utilizados para confecção das próteses:

  • Resina acrílica sobre estrutura de metal;
  • Porcelana (cerâmica odontológica) sobre estrutura de metal;
  • Porcelana sobre estrutura de zircônia.

Com as próteses, o paciente recupera as funções da fala e mastigação, antes prejudicadas pela falta dos dentes, recuperando sua autoestima e qualidade de vida.

Implantes Dentários e próteses Dentárias são a mesma coisa?

Apesar de terem a mesma função, repor um ou mais dentes perdidos, os Implantes Dentários e as Próteses Dentárias não são o mesmo procedimento. Na verdade, são procedimentos que podem se complementar.

O Implante Dentário substitui a raiz do dente perdido, mas sozinho por si só não resolve o problema, nem desempenha o papel do dente novo, já que ele precisa da prótese para que a reabilitação dentária seja completa.

Ou seja, o implante é completamente dependente de prótese para que o tratamento seja completo, já as Próteses Dentárias podem funcionar de maneira independente sem os implantes, sendo uma das soluções menos invasivas para solucionar os problemas causados pela perda dentária.

Conhecidas as diferenças entre as próteses e os implantes, chegou o momento de descobrir quais os tipos de Próteses Dentárias que existem.

Prótese parcial removível

Esse é o tipo de prótese mais indicada para os pacientes que ainda possuem alguns dentes, não tendo perdido totalmente os dentes, sendo ela removível ou móvel.

Elas são constituídas por uma estrutura metálica, que visa reter os dentes saudáveis e substituir os dentes que faltam. Esse tipo de solução, geralmente, é indicada para pacientes que não estão com as gengivas com condições ideais de receber Implantes Dentários.

Outra alternativa é a prótese parcial removível flexível, que possui a mesma finalidade que a móvel, só que não é metálica e permite maior flexibilidade e conforto para o paciente falar e mastigar. Porém, este tipo de prótese exige bastante atenção quanto a higienização, caso contrário, inflamações poderão aparecer, na gengiva do paciente, ao longo do tempo.

As Próteses Dentárias removíveis provisórias são outro tipo de prótese parcial removível, sendo elas mais indicadas em tratamentos provisórios, quando ainda não é o momento ideal para o paciente colocar Implantes Dentários, em função da sua saúde geral ou bucal estar bastante prejudicada. 

Prótese total removível

Você certamente já conhece este tipo de prótese, só que por outro nome: dentadura ou chapa. A prótese Dentária total removível é uma alternativa mais procurada por pacientes idosos que perderam vários ou todos os dentes devido a acidentes, ou doenças.

A prótese é feita em função do tamanho, formato e cor dos dentes originais, para que o sorriso não fique artificial. O uso da dentadura tem o objetivo de recuperar a estética, a fala e a mastigação do paciente, perdidos em função da falta dos dentes.

Porém, a dentadura não é tão segura e confiável, como uma prótese sobre implantes, já que pode "escapulir" da boca do paciente, além de não ter a mesma durabilidade, facilidade de higienização, semelhança estética, entre outros fatores, que a só a prótese sobre implantes tem.

Prótese parcial fixa

Das Próteses Dentárias, esse tipo possui duas variações: as coroas e as pontes. É o dentista que definirá qual será a alternativa mais indicada para o seu caso, porém cada tipo tem suas especificidades.

As pontes, por exemplo, são mais indicadas para pacientes que não perderam tantos dentes, com a prótese conseguindo utilizar pelo menos dois dentes bons do paciente para servir de suporte.

Já as coroas, são mais indicadas para casos de pacientes que perderam apenas parte do dente, e não o dente inteiro. Logo, as coroas têm o objetivo de reestabelecer a estética e a funcionalidade de um dente que perdeu bastante massa coronária.

As próteses fixas podem ser colocadas sobre dentes ou sobre implantes, dependendo da condição da pessoa, e o material em que são confeccionadas pode ser resina ou porcelana.

Prótese sobre implantes

Quando nos referimos a este tipo de Próteses Dentárias, são aquelas que necessitam que o paciente coloque, antes, Implantes Dentários sobre o osso maxilar ou mandibular.

Nesse caso, os implantes substituem as raízes naturais dos dentes, servindo de suporte para as próteses, que podem ser tanto parafusadas, quanto encaixadas neles.

Em geral, essa é a opção mais requerida pela maioria dos pacientes, por ser uma solução mais segura, eficaz e com uma durabilidade maior do que as outras, já que duram a vida toda, caso o paciente cuide adequadamente da sua saúde bucal.

Volte a sorrir novamente com a Denta Swiss

A Denta Swiss tem uma equipe de especialistas referência na realização dos melhores tratamentos de Implantologia Dentária e Próteses Dentárias, que permitem recuperar seu sorriso, seja qual for a sua necessidade ou problema. 

Todos os procedimentos das nossas clínicas são realizados de forma 100% profissional e ética. Garantimos para os nossos pacientes tratamentos de Implantologia Dentária fixos e com garantia vitalícia, os mais seguros e de confiança existentes no mercado.

Entre eles, a Denta Swiss oferece aos seus pacientes a ROTA® — Reabilitação Oral Total Avançada, que é um procedimento que reabilita o sorriso dos pacientes que sofrem de perda dentária grave e que muitas vezes, já não possuem todos os dentes.

Volte a sorrir mais depressa do que você poderia imaginar. Entre em contato conosco e marque a sua consulta de avaliação oral sem custos, transforme sua vida e seu sorriso para sempre!

Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.

img