Quem nunca desejou ter um sorriso branquinho, branquinho, capaz de iluminar qualquer ocasião? Com o passar do tempo e devido ao estilo de vida, é muito comum os dentes ficarem amarelados.
Há quem apele para as cascas de banana, limão ou laranja. Outros usam até mesmo óleo de coco ou vinagre de maçã. Mas o método mais eficaz mesmo é o clareamento dental caseiro com moldeiras de silicone.
O primeiro passo é fazer uma avaliação com o dentista. É ele quem irá providenciar as moldeiras de silicone (parte de cima e de baixo da arcada dentária) e seringas com gel clareador feito de Peróxido de Carbamida ou Peróxido de Hidrogênio. Todo o tratamento é orientado e supervisionado pelo profissional e a duração depende do perfil de cada paciente.
A aplicação deve ser feita por um período de 15 a 30 dias, de 1 a 3 horas diárias – geralmente no período noturno. Depois do uso diário, retira-se as duas moldeiras, sendo necessário realizar a limpeza bucal normalmente.
Vale ressaltar que não se deve usar o produto durante as horas de sono, pois aumenta a sensibilidade e causa irritação na gengiva.
O gel deve ser guardado em casa em um local seco, com temperatura ambiente. Evite colocar na geladeira, pois quanto mais gelado, maior o aumento da sensibilidade dos dentes.
Para manter os resultados do tratamento branqueador e seus dentes ficarem sempre branquinhos, os dentistas recomendam:
Preste atenção!
É preciso ficar atento: o gel é um produto bastante abrasivo. É muito comum sentir ardência na gengiva durante o procedimento.
Pode haver perda de sensibilidade dos dentes, sangramentos, queimaduras e pulpite. Por isso é tão importante o acompanhamento do dentista.
O clareamento dental é não indicado para gestantes ou pacientes que têm acúmulo de placas bacterianas, inflamação na gengiva ou tártaro.
Caso o paciente tenha muita sensibilidade, o dentista prepara os dentes cerca de 15 dias antes do início do tratamento, com creme dental desestabilizante, por exemplo.
O clareamento a laser.
Realizado pelo próprio dentista no consultório odontológico, o clareamento a laser é feito com luz pulsada e os resultados costumam ser imediatos. São necessárias de 1 a 4 sessões de 40 minutos cada, de acordo com cada paciente.
Independente do tipo de clareamento, os hábitos da pessoa são o que realmente influenciam na eficácia do tratamento. A duração do clareamento irá depender da alimentação, higiene bucal e frequência de visitas ao dentista.
Quer saber mais sobre o clareamento dental caseiro? Deixe seu comentário ou acesse o link, teremos imenso prazer em ajudar.
Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.