Please enable JS

perda dentária arte capa

Quando somos crianças, perder um dente acaba sendo motivo de comemoração e transição, sendo inclusive visto como algo normal e que já estava previsto para acontecer a qualquer momento.

Depois, ao crescer e nos tornarmos adultos, perder dentes passar a ser um acontecimento preocupante e acaba representando o oposto do que havíamos vivenciado quando criança.

Aí a perda dentária deixa de ser um evento esperado, muito menos desejado, e pode virar um momento problemático e angustiante.

Se não for tratada de imediato, a perda dentária pode ocasionar uma série de complicações funcionais, estéticas e emocionais na sua vida.

Continue lendo este artigo e descubra as causas, consequências e soluções decorrentes da perda dos dentes. Vamos lá? 

Consequências da perda dentária para a saúde

homem com perda dentária severa

Entre as consequências da perda dentária, uma das principais são problemas na mastigação, que prejudicam e comprometem diretamente os processos de alimentação, digestão e absorção dos alimentos e nutrientes.

fala também sofre consequências dos problemas de dentição, sendo possível que apareçam dificuldades na sua dicção.

Além de todos os problemas funcionais, de perda óssea, mobilidade e posicionamento dos dentes vizinhos causados pela perda dentária, a nossa autoestima também acaba sendo vítima desse mal, prejudicando nossa saúde emocional.

Portanto, quanto mais você demorar para ir ao dentista para resolver esse problema, as consequências negativas da perda dentária vão se intensificar, tornando o tratamento muito mais caro e demorado.

Como acontece a perda dentária?

Existe a crença bem comum de que, ao envelhecer, naturalmente perderemos os nossos dentes. Porém, isso não é verdade!

Com o avanço e os novos recursos da medicina dentária hoje em dia, e tomando os devidos cuidados, qualquer pessoa adulta pode envelhecer com os dentes em bom estado.

São diversas as razões que fazem com que você e qualquer adulto venha a ter perda dentária. Confira abaixo as principais causas:

  • Traumas, acidentes e doenças;
  • Cáries;
  • Doença periodontal;
  • Dentes mal posicionados.

É sempre bom lembrar a importância de se consultar regularmente ao dentista para evitar a ocorrência de problemas dentários e ele possa identificar, quanto antes, problemas que já estejam ocorrendo. Ao tomar essa atitude, você estará salvando sua boca, inclusive da perda dentária.

Mas, se você já sofre de perda dentária, não entre em pânico! Independente da causa, existem diversas soluções de tratamento adequadas e feitas sob medida para cada caso, inclusive o seu. 

O meu dente caiu, como posso resolver?

Existem variadas situações de perda dentária, e para cada uma delas existe uma solução específica. 

Por exemplo, a perda dentária decorrente de acidentes ou de alguma doença terá um tratamento diferente dos casos em que pacientes precisam repor a arcada completa. Para esses casos de perda dentária severa, a Denta Swiss oferece aos seus pacientes a ROTA® — Reabilitação Oral Total Avançada.

implante dentário rota arte

Somente um dentista poderá realizar a avaliação precisa e o diagnóstico adequado da sua boca e encontrar o tratamento ideal, se serão próteses removíveis ou próteses fixas sobre implantes.

Agende uma avaliação oral sem custos na Denta Swiss, acabe de vez com os problemas de perda dentária e volte a sorrir como antes!

Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.

img