Quem nunca teve receio de ter uma ou mais cáries nos dentes? Apesar de as cáries serem a segunda doença mais comum do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), e ser também uma das mais conhecidas, existem alguns fatos sobre ela que a maioria das pessoas ainda não sabem.
Confira abaixo 7 fatos que você provavelmente ainda não sabia sobre as cáries.
Muitas pessoas até acreditam que a cárie possa ser passada para outra pessoa, através do ato de beijar ou ao utilizar o mesmo copo, devido a ela ser causada por bactérias.
Entretanto, isso não é verdade. Ela não é transmissível, portanto tê-la ou não depende exclusivamente da saúde bucal que cada um tem.
Em descobertas feitas por pesquisadores do Museu de História Natural de Londres, foram encontrados sinais claros da presença de cáries em vestígios orais de pessoas que viveram há milhares de anos, antes até do advento da Agricultura.
Você sabia que o estresse é um dos principais causadores das cáries? Isso acontece porque ele diminui a nossa imunidade, provocando a diminuição da produção de saliva. Logo, levar uma vida mais tranquila ajuda na prevenção desse problema dentário.
Caso seja tratada precocemente, e a cárie ainda não tiver perfurado além do esmalte, é possível tratá-la apenas com flúor, presente na maioria dos cremes dentais ou até mesmo na água da torneira.
Apesar da “manchinha preta” ser a evidência mais comum desse problema dentário, ela não é a única. Nos primeiros estágios de formação da cárie, machas amareladas ou brancas podem ser um indicativo de que ela está surgindo.
Sim, ele pode ser um forte indício de que você está com cáries. Isso porque o mau cheiro pode ser consequência das bactérias que se instauraram nos seus dentes em virtude do acúmulo de comida entre as cavidades dentais.
Ao se instalarem nos dentes a ponto de deixar buracos ao perfurá-los, as cáries dão a oportunidade perfeita para que bactérias caiam na sua corrente sanguínea, e pode provocar, entre outros problemas, insuficiência cardíaca aguda, podendo levar você ao óbito.
Por essas e outras, cuide sempre da sua saúde bucal, para evitar que problemas dentários como as cáries causem problemas mais sérios para você.
Gostou de aprender mais sobre as cáries? Então, continue a acompanhar nosso blog, pois traremos ainda mais temas relacionados às cáries e outros problemas dentários.
Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.