Please enable JS

Além de fazer a escovação dos dentes e o uso do fio dental, manter a higiene da língua também é importante para estar com a saúde bucal sempre em dia.

Fazer a limpeza da sua língua ajudará a manter o mau hálito longe de você e a prevenir que problemas dentários, como as cáries, ocorram com maior frequência e facilidade.

Quer saber mais a respeito da higiene da língua, o que é aquela massinha branca que fica nela, às vezes, e a importância de se fazer a higiene lingual? Então, continue esta leitura, pois daremos a você respostas para todas essas dúvidas.

O que é a saburra lingual?

Sabia que a língua faz parte do sistema digestivo? Pois, a língua é a primeira fase do nosso sistema digestivo. Por agir como um meio para iniciar a digestão dos alimentos, é normal que resíduos venham a se acumular nela, durante as refeições.

Com o tempo, esses resíduos se acumulam ao ponto de formar uma massinha, branca ou amarelada, que fica exposta na parte posterior da língua.

O nome que se dá a essa massinha é saburra, também chamada língua branca. A saburra nada mais é que o acúmulo de muco e células mortas produzidos pela boca. E o pior: esse acúmulo de resíduos criará condições perfeitas para bactérias se alojarem na boca.

Porém, o aparecimento da saburra lingual não necessariamente está relacionado a falta de higiene da língua, pode também estar relacionada a doenças hepáticas, renais ou desequilíbrios do sistema digestivo.

Entretanto, é super importante higienizá-la, independentemente do que estiver causando ela. Com a adoção de poucos hábitos, já é possível acabar com a saburra:

  • Escovar os dentes após cada refeição diária;
  • Usar o fio dental;
  • Higienizar a língua com um limpador de língua;
  • Tomar mais água durante o dia;
  • Cuidar da sua alimentação;
  • Se consultar regularmente com um dentista.

Como fazer a higiene da língua?

A melhor maneira de fazer a higiene da língua é com um limpador específico. Com ela, será possível retirar o excesso de saburra presente nela.

Pegue o limpador e puxe a massa branca da parte posterior para a anterior da sua língua. Repita esse procedimento até que a língua esteja bastante limpa.

Feito isso, caso você sinta necessidade, use as cerdas da sua escova de dentes para higienizar toda a extensão da língua, até que todos os detritos acumulados tenham ido embora e a superfície lingual esteja completamente higienizada.

Só tenha bastante cuidado para não machucar as gengivas ou a língua durante a limpeza feita com a escova dental.

E com qual frequência deve-se limpar a língua? Pelo menos todas às vezes que você for escovar os dentes, após as refeições, ou seja, três vezes ao dia. Porém, é recomendado lavá-la, no mínimo, uma vez pela manhã e outra antes de dormir.

Os benefícios de manter a língua sempre limpa

Fazer a higiene da língua todos os dias trará para você uma série de benefícios importantes não só para sua língua, mas para sua saúde bucal, em sua totalidade.

Combate o surgimento das cáries

Você sabia que a ocorrência de cáries (e doenças como a gengivite) pode estar associada à escovação da língua? Pois bem, a língua pode acabar virando morada para muitas bactérias, caso ela não seja devidamente higienizada, comprometendo, e muito, a sua cavidade oral.

Ajuda a prevenir a redução do fluxo salivar

Problemas em qualquer órgão da boca, como a língua, podem acabar reduzindo o fluxo salivar. Menos saliva significa uma alteração no pH da boca, o que possibilita a proliferação descontrolada de bactérias, que podem causar, por exemplo, cáries. Logo, a língua é importante para estimular a salivação.

Combate o mau hálito

Esse é um dos benefícios mais evidentes de se manter uma higiene da língua, regular. Isso porque, remover a saburra lingual irá contribuir para remover as bactérias da língua, e por consequência, diminuirá também o mau hálito.

Deixa a língua muito mais apresentável

É inegável que fazer a higiene da língua, através da escovação, a deixará com um aspecto muito melhor. Sem a saburra, sua língua estará mais bonita e saudável, melhorando e muito sua autoestima e sua autoimagem.

O paladar fica melhor

Se você percebeu que não tem mais sentindo o gosto das bebidas e alimentos que você ingere, como sentia antes, o problema pode estar na sua língua. Isso porque, a saburra altera bastante a percepção dos sabores. Logo, ter o costume de fazer a higiene da língua irá melhorar sua percepção do saber dos alimentos.

Portanto, como você pode perceber, fazer a higiene da língua trará uma série de benefícios importante para você, além de auxiliar a manter sua saúde bucal em dia. Logo, não se descuide e faça sempre a limpeza da sua língua, diariamente e da forma que mostramos neste artigo.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog, pois continuaremos a tratar, nele, das questões e temas mais importante relacionados à saúde bucal.

Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.

img