Please enable JS

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), depois do resfriado, a cárie dentária é a segunda doença mais comum no mundo. Muitos nem imaginam que é simples evitar apenas mantendo a constante higienização da boca.

Entretanto, antes de falarmos sobre a higiene, é importante explicar primeiro o que é, afinal, a cárie dentária. Ela acontece por causa das bactérias, que simplesmente não resistem ao açúcar: sua principal fonte de energia.

Depois de bem “alimentadas”, as bactérias produzem um ácido que corrói o esmalte dental, tendo como consequência a cárie. Se não tratada, pode ocasionar até mesmo a perda total do dente.

A placa bacteriana, formada pelo acúmulo de restos de alimentos e de bactérias que ficam nos dentes, também é uma das causas das cáries dentárias. Como, na maioria das vezes, a placa fica transparente e bem fina, a olho nu é quase imperceptível. Por isso é fundamental manter a higiene da boca.

A gengivite, doença que acomete as gengivas, é uma das causas das placas bacterianas. Se suas gengivas estão sangrando, marque uma consulta com o dentista!

Confira abaixo as principais dicas de para manter seu sorriso:

  1. Muitos dos hábitos começam na infância. Portanto, se você é mãe/pai ou tem crianças na família, ensine desde pequeno a escovar os dentes. Quanto mais cedo começar a educação dentária, mais difícil será de a cárie atingir o dente.
  2. Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, que estimulam a produção de ácidos bacterianos. Lembre-se: massas, pães e salgados também têm açúcar! Portanto, a solução é ter uma alimentação o mais saudável possível.
  3. Escove os dentes depois de cada refeição, mesmo que seja apenas depois de um pequeno lanchinho. E a escova deve ser trocada a cada três meses. Não esqueça: o tempo de escovação é, de no mínimo, dois minutos!
  4. Deixe de preguiça: o fio dental é primordial para tirar os restos de comidas que a escova de dentes não alcançou. Depois da escovação, use o fio dental e esqueça do palito de dentes.
  5. Por último, no ritual de limpeza bucal, utilize o enxaguante. Ele é um excelente aliado contra as bactérias causadoras da cárie, além de ajudar a dar um hálito bem fresquinho.
  6. Água sempre é bom, inclusive para equilibrar o PH da boca e do estômago, o que irá ajudar bastante na saúde de sua boca. Então, deixe anotado: beba água durante todo o dia.
  7. Álcool e cigarro são um veneno para a saúde bucal. Quer ter um belo sorriso? Evite!
  8. Fique atento a fatores de risco como diabetes, excesso de peso, hormônios alterados e deficiência de vitaminas. Mantenha seus exames de rotina em dia.
  9. Tenha como hábito ir ao dentista regularmente, mesmo não sentindo dor nenhuma. As consultas são fundamentais para prevenir cáries e outros problemas nos dentes. Quem nunca ouviu falar no ditado: "prevenir é sempre melhor do que remediar"?

Se você leu este artigo e percebeu que tem alguma coisa errada com seus dentes, não pense duas vezes: agende uma avaliação oral sem compromisso com os profissionais mais qualificados do mercado. LINK

Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão. Assine nossa newsletter.

img